Screen-Shot-2015-05-14-at-15.56.42

A crise econômica trouxe impactos para todos os setores da economia nacional, inclusive para o de moda. Por outro lado, todo momento de crise é também momento de oportunidades. O empresário do setor de moda deve estar atento e informado, para enfrentar a crise e fortalecer seu negócio. Por isso vamos explicar aqui, porque o lojista deve optar pela pronta-entrega, principalmente agora.

O momento atual requer muita cautela, sobretudo para as MPE, uma vez que o aumento dos custos não pode ser repassado integralmente para os preços, pelo risco de não vender. É necessário repensar a cadeia de compras para buscar todas as opções de redução de custos e aumento de produtividade por uma questão de sobrevivência.

Tanto a redução nas vendas, como a manutenção de estoques antigos, causam efeito negativo no caixa. Temos algumas dicas para atacar ambos os problemas ao mesmo tempo:

crise

  • Invista tempo em ações criativas de marketing e crie novos produtos e serviços que estejam alinhados com a realidade de mercado.
  • Atendimento de qualidade ao cliente é um diferencial. Atender com cortesia, demonstrando interesse e oferecendo informação de qualidade, são fatores básicos para obter retorno positivo.
  • Priorize os recursos no que realmente interessa, alocando-os para os projetos importantes e mantendo uma reserva para o caso de imprevistos.
  • A venda do estoque dentro do giro e margem planejados é o que sustenta o lucro e o caixa. Aproveite para fazer um plano de promoção/saldão, por exemplo.
  • Motive seus funcionários com a criação de metas ousadas, porém, factíveis e fáceis de mensurar.
  • Mas não esqueça das compras!!!
    logistica

É fato que o impacto da falta de mercadorias procuradas pelos clientes pode ter graves conseqüências como perder a confiança e fidelidade do mesmo, favorecendo para que ele procure o mesmo produto na concorrência.

Entretanto é preciso pensar em fatores financeiros, espaço físico, giro de estoque, sazonalidade de demandas e obsolescência antes de encher a loja de mercadorias que poderão agarrar. As compras para uma loja de roupas devem ser muito bem pensadas e planejadas, pois uma compra errada pode prejudicar fatalmente o negócio.

Cresce a necessidade de se comprar cada vez melhor, a gestão de estoques está fortemente relacionada às vendas da empresa, visto que qualquer decisão acerca da quantidade de mercadorias a ser mantida no estoque provém da previsão de vendas definida para determinado período.

Se a logística não for eficiente, o produto não estará disponível no momento em que o consumidor estiver realizando o processo de compra. Uma das questões que mais causa insatisfação ao consumidor é a ruptura de produtos nas araras e nas prateleiras, ainda mais quando se trata de vestuário, anunciados na mídia ou expostos na vitrine. Por isso, opte pela Pronta-entrega!

pronta-entrega-entregaA vantagem da pronta-entrega é que ela permite que o lojista administre seu estoque e planeje suas vendas sem surpresas. Além de não exigir um dispêndio alto de investimento imediato, facilita a análise da oferta e demanda no momento da compra, permite a aquisição de produtos sazonais e de moda temporária, que não podem perder o time da tendência: aquelas que vendem muito e rápido. O lojista tem mais flexibilidade em escolher tamanhos, cores, independente de grade ou quantidades exageradas e ainda leva com ele a mercadoria, imediatamente, ou seja, a roupa chega na loja exatamente no momento em que o consumidor precisa, que a loja possui espaço para receber. Uma compra muito mais planejada e direcionada aos clientes. E o melhor de tudo: a loja tem novidades SEMPRE! Quesito importantíssimo para fidelizar a clientela.

318718-ttÉ aí que entra o trabalho das Consultoras de Moda BH! Um serviço totalmente gratuito que tem o objetivo de facilitar a vida dos lojistas e reduzir custos no momento da compra! Um trabalho importantíssimo para toda a cadeia produtiva de moda de Minas Gerais.

As Consultoras recebem o lojista em Belo Horizonte, identificam o perfil da loja, sugerem marcas com mais aderência ao negócio, agilizam todo o processo, fazendo pesquisa de praça, cadastro nos showroons, leva os lojistas até as pronta-entregas escolhidas, oferece hospedagem e alimentação como cortesia e ainda enviam mercadorias imediatamente quando solicitado, fazem trocas e reposições. Para o lojista é uma comodidade a mais, oferecida pelas próprias confecções, pois reduzem tempo e custo aos lojistas, um recurso a mais neste tempo indefinido de crise.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *