Estoque parado é sinônimo de dinheiro parado e consequentemente prejuízo para a sua loja. Pensando nisto, separei algumas dicas para que você liquide o seu estoque sem perder o lucro.

Ao se deparar com o estoque alto e as vendas baixas, muitos lojistas tendem a se desesperar e criar promoções sem planejamento ou qualquer estratégia.

Fazer promoções para liquidar o estoque de produtos é uma das formas mais conhecidas para resolver um estoque cheio. Porém, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Uma promoção com as peças a preço de custo, por exemplo, é um grande erro pois desconsidera-se que em cada peça existem valores ocultos como gastos com embalagem, aluguel, contas de consumo, transporte e as horas de trabalho. Não considerar estes custos pode gerar grandes prejuízos.

Para não errar na hora de liquidar o estoque, separei algumas dicas valiosas:

1. Faça um raio-x do estoque

Tudo começa com uma análise, não tem como fugir! Portanto, fique atento ao que você deve fazer:

  1. Reserve um tempinho e vá ao estoque analisar os itens;
  2. Verifique as quantidades;
  3. Estude as últimas vendas feitas e trace um comparativo com o que ficou parado;
  4. Registre todas essas informações e comece um acompanhamento das saídas e, consequentemente, um controle do estoque parado.

Essa etapa inicial é muito importante para você determinar qual é a urgência de vender cada um dos itens. Além disso, esse exercício é ótimo para dar início em um pensamento muito importante: como agir para vender essas mercadorias?

2. Faça ofertas direcionadas a clientes potenciais

Outra forma de acelerar as vendas de produtos que estejam parados muito tempo no estoque é direcionar a oferta deles a clientes que têm mais potencial de comprar aquele item.

3. Ofereça vendas combinadas

Outra opção inteligente é associar um produto em promoção a outro vendido em sua loja pelo preço normal. Por exemplo: se você precisa uma blusa, aproveite a uma calça para fazer um conjunto. Por mais que o consumidor não esteja procurando pela blusa, a chance de sua promoção “blusa+calça” fazer sucesso é muito maior.

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