spfw-dia1-003-1

O São Paulo Fashion Week inaugura nesta edição o novo calendário da semana de moda – agora em março e final de agosto, aproximando a passarela ao calendário do varejo. Com 31 desfiles, o SPFW N43 traz seis novas marcas no calendário.

“A mudança é inevitável. O que funcionava até ontem já não funciona mais. Estamos construindo o futuro e aprendendo juntos. Os desfiles são hoje mais importantes do que nunca. Além de ser uma fonte direta de conteúdo e informação, são uma ferramenta de comunicação direta com o consumidor e poderosíssima para gerar desejo e resultados imediatos de negócios,” afirma Paulo Borges.

A edição 43 ainda terá como novidade o Projeto Estufa que nasce para ampliar possibilidades e coordenar movimentos que estão acontecendo em todo o mercado. Uma plataforma para revelar e apresentar novas formas de criar, distribuir e produzir. Provocar diálogos e reflexões, inspirar e influenciar comportamentos.

Além disso, a partir de 2017, os desfiles do SPFW adotam o “veja agora, compre agora”. Nesse sistema, o tempo entre os desfiles e a chegada das peças às lojas diminui e se torna quase imediato – diferentemente do que acontece hoje, quando existe um gap entre a divulgação da coleção e sua venda.

O movimento See Now, Bye Now está acontecendo mundialmente. Isso porque uma nova geração de consumidores nasceu e cresceu com o imediatismo das redes sociais. Hoje desfiles (desde sempre pensados para os profissionais da indústria) são acompanhados ao vivo, minuto a minuto, por milhares de pessoas no mundo todo. Desfiles de coleções de inverno sendo mostrados em pleno verão. Coleções de resort em pleno inverno, masculino se misturando a Alta-Costura. Quem é de fora da indústria assiste a tudo isso pelas telas de um smartphone e não entende nada, muito menos por que devem esperar seis meses pra comprar algo quando podemos comprar qualquer coisa em minutos, sem sair de casa, com apenas um clique, de um ingresso de cinema a uma roupa, joia, comida, viagem. É a geração IWWIWWIWI (I Want What I Want When I Want; “eu quero o que eu quero quando eu quero”). O gap entre o que é mostrado no desfile e o que está nas lojas não é compreendido por essa audiência, tornando esse sistema fora de uso.

NEW YORK, NY - FEBRUARY 17: General atmosphere as guests take pictures with a phone at Georgine fashion show during Mercedes-Benz Fashion Week Fall 2015 at The Salon at Lincoln Center on February 17, 2015 in New York City. (Photo by Monica Schipper/Getty Images)

“Agora, na moda, o futuro é tudo sobre o que as pessoas querem falar”, diz Donatella Versace. Mas o futuro já é agora, está acontecendo nesse exato momento. A moda tem que se mover rápido para se desvencilhar de um “sistema envelhecido”, e entrar em sintonia com os tempos atuais.

Já na edição passada do SPFW, duas marcas colocaram à prova os benefícios ou não do “see now, buy now”. Riachuelo e Ellus 2nd Floor iniciaram a comercialização de suas peças (roupas e acessórios) no dia seguinte ao desfile. E dessa vez não vai ser diferente. Eventos paralelos à semana de moda disponibilizarão roupas para lojistas e consumidores, imediatamente, após os desfiles. Promoverão festas e coctais nas lojas próprias da marca e feiras como a Casa moda que também adaptou-se ao novo formado de mercado.

karl-lagerfeld-riachuelo-1200x800

E é por isso que nossa equipe estará em São Paulo nos dias 14 e 15/03, junto com algumas marcas de pronta-entrega, para conferir de perto e entender melhor sobre essa nova proposta.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *