Criado através de um processo de passagem a ferro, vapor ou pressão, o plissê é uma série de pregas feitas no tecido. Feitas com larguras e disposições regulares ou irregulares, que por sofrerem a ação do calor, nunca se desfazem.

A textura é um dos elementos essenciais do design das peças plissadas, e o que poucos sabem é que o plissê pode ser criado através de técnicas manuais e industriais. Com padrões que vão do mais simples ao mais elaborado, são feitos sempre por empresas especializadas ou especialistas na utilização da técnica. Por isso, modelos com esse design costumam ter um valor agregado maior.

“Há anos, as pregas são, e vão continuar a ser, um ponto alto da moda. Eu as adoro porque são femininas, eficazes e dão movimento. Sempre proporcionam um visual de simplicidade e que admiro muito. São muito joviais (…) muito emagrecedoras e ficam bem em quase todas as mulheres.” (DIOR, 2009, p.89)

Plisse

O mais antigo tecido plissado data de 2000 anos a.C. e foi encontrado em tumbas egípcias: uma túnica de linho plissado horizontalmente, com mangas longas que atualmente encontra-se em exposição no museu do Louvre, em Paris.

A técnica foi muito usada em vestidos de baile no final do século XIX, em saias nas décadas de 20 e 50 e conquistou o mercado da moda nos anos 50 e 60 com a chegada dos tecidos sintéticos e o icônico vestido branco de Marilyn Monroe.

Plisse

Plissê na Moda Mineira – Verão 2020

O plissado traz muita feminilidade e elegância às peças do vestuário para qualquer ocasião. Para o verão 2020, muitas marcas apostaram em modelos utilizando a técnica. Nos dias de hoje, essa técnica é muito bem feita em qualquer tipo de tecido, desde os mais finos aos mais robustos. Até eu já me rendi aos encantos do plissado!

Plisse

Chocker

 

Plisse

Chocker

Plisse

Plisse

Pachá

Plisse

Frutacor

Plisse

Plisse

Iorane

Plisse

Plisse

Anne Fernandes

Para conhecer as coleções que já estão disponíveis nos showrooms das marcas mineiras, ENTRE EM CONTATO para mais informações sobre a nossa consultoria gratuita.

Crédito fonte: Crédito fonte: Por Dentro da Moda (livro),Pós-Graduação em Têxtil e Moda da Universidade de São Paulo

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *