roupas frescas

MAISS LN

 

Chegaram as férias de verão! Esta é uma das épocas mais esperadas do ano.

Apesar de o verão ser um período super energizante, muita gente fica com dúvidas sobre como se vestir no seu dia a dia e se sentir confortável e estiloso sem passar calor.

Para muita gente isso é um super desafio, principalmente se a sua profissão exige um dress code formal ou se você trabalha em ambientes externos  e sem ar-condicionado.

Mas calma, você não precisa deixar de gostar da estação mais hot do ano!

Com as dicas a seguir, você saberá se vestir de forma apropriada, com roupas frescas e leves, para esses dias quentes.

 

1. Tecidos em fibras naturais permitem a transpiração

roupas frescas

MAISS LN

 

Você sabia que a composição do tecido da roupa que você usa pode fazer com você sinta mais calor ou mais fresquinha?

Isso acontece porque existem tecidos feitos com fibras naturais, como o algodão, o linho e a seda, e tecidos em fibras sintéticas que são produzidas de forma industrial a partir do petróleo, como é o caso do poliéster.

E o que isso tem a ver com a sensação de calor? Tecidos que possuem fibras naturais em sua composição permitem que a nossa transpiração seja absorvida de forma mais rápida e, portanto, você sente menos calor do que com roupas feitas com fibras sintéticas, pois são looks leves.

E o melhor disso tudo é que tecidos leves e fibras naturais são tendência para 2020.

Se você ainda não adquiriu peças para compor seus looks de verão, fique tranquila porque roupas feitas em linho ou algodão e com caimento confortável estão em todas as vitrines.

Além das roupas, os materiais naturais estão presentes em acessórios como bolsas, chapéus, cintos e sapatos.

Vale lembrar que essa dica é super importante para quem sofre com excesso de transpiração. Se este é o seu caso, você precisa prestar atenção na etiqueta de composição das suas roupas, optando sempre pelas fibras naturais para amenizar essa hiperidrose.

 

2. Aposte em roupas frescas com cores claras

 

roupas frescas

Cia da Moda

Sabe aquele famoso ditado que diz que a cor preta absorve o calor e a branca reflete?

Isto não é só um mito, pois existe uma explicação científica para isso. Mas o mais importante aqui é você saber que as cores mais claras irão trazer mais frescor ao look.

E o melhor disso tudo é que, além do tradicional branco,  as cores cítricas e as suaves ou pastéis são super trends para o próximo ano: Neo Mint, Purist Blue, Cantaloupe etc.

As tonalidades das fibras naturais também estão em alta, por exemplo, cor do linho natural, do algodão cru, ou em acessórios mais rústicos, feitos de forma artesanal.

Além dessa característica física, é comprovado que as cores também causam um efeito psicológico.

Por esse motivo, as mais calorentas podem utilizar desse artifício para se sentirem mais refrescadas no verão, pois as cores claras, suaves e com pigmentos de cores frias transmitem a sensação de mais frescor. Vale lembrar que quanto mais pigmento na cor ciano, mais fria é a cor da sua roupa.

E quanto maior a quantidade de pigmentos amarelos, mais quente será a cor.

Outro detalhe importante, além do efeito psicológico das cores, é observar quais as características da sua pele, que podem ser conhecidas por meio do teste de coloração pessoal. Se a sua pele ficar mais bonita com as cores quentes, aplique as cores frias longe do rosto, como por exemplo em calçassaias e sapatos ou neutralize a cor errada com terceiras peças, acessórios ou lenços.

 

3. Decotes ombro a ombro, cropped e fendas

Roupas frescas

Cia da Moda

roupas frescas

Cia da Moda

O verão 2020 apresenta em suas coleções decotes, fendas, croppeds e assimetrias que, por serem roupas frescas e  aliviarem o calor, também acrescentam uma dose de sensualidade.

O decotes podem ser também usados como truques de styling para criar proporção à sua silhueta, alongar o tronco, afinar o rosto entre outros muitos truques de estilo.

E por este mesmo motivo, é bom alertar que o decote ombro a ombro tem o poder de aumentar a proporção dos ombros, logo, se você já possui os ombros mais largos do que o quadril e deseja uma silhueta mais equilibrada, evite utilizar modelos de blusas e vestido com esse decote ciganinha ou o canoa.

Os croppeds vieram para ficar! São tops utilizados com calças e saias de cintura alta! Alguns deixam o abdômem mais à mostra, outros menos.

Vale dizer que os tops cropped transmitem uma imagem mais moderna, informal e jovial. Portanto, se você trabalha em um ambiente com algum grau de formalidade, deixe esses modelos para usar nos seus momentos de lazer.

As fendas estão com tudo nesta estação e estão presentes, inclusive, nos sapatos. Além de serem aliadas para enfrentar o calor, as fendas podem ser usadas como estratégia para alongar a silhueta, uma vez que linhas verticais e diagonais criam essa ilusão de óptica.

Vale mencionar que as fendas comunicam certa sensualidade, claro que tudo dependerá da profundidade do decote, do comprimento da roupa, da cor, da textura e do tipo de tecido, pois todos esses elementos visuais são capazes de comunicar uma mensagem.

 

4. Comprimentos Midi e Pantacourt

Cia da Moda

roupas frescas

Cia da Moda

 

As saias e os vestidos no comprimento midi (abaixo do joelho) e as calças pantacourt, além de deixarem o look moderninho, são ótimas aliadas no verão.

Esses modelos deixam qualquer look mais leve e elegante. Além disso, a sua modelagem mais ampla no corpo, as tornam peças mais frescas uma vez que deixam livre nossos movimentos, sem que o tecido friccione a pele.

Ademais, tanto o comprimento da saia midi, quanto da pantacourt, são mais frescas porque o tornozelo fica à mostra.

Outro grande benefício dos comprimentos midi é a versatilidade com os calçados, pois você pode usar com um salto alto, com uma flat, tênis, sandálias etc.

E ter peças versáteis assim, que transitam em ambientes formais e casuais, é um super investimento.

Claro, que tudo dependerá do seu estilo pessoal e do seu estilo de vida!

 

Conclusão

Se você é da turma que sofre quando o verão está chegando porque sente muito calor, é só seguir as dicas acima e aproveitar ao máximo todo frescor dessa estação com roupas frescas e leves.

Eu sou a favor de um armário mais versátil, mas existem peças que, em razão do tecido, da cor, da quantidade de fios ou do modelo, devemos separar de acordo com as estações do ano para não corrermos o risco de errar na escolha e passar muito calor ou muito frio.

E você gostaria de saber como versatilizar e multiplicar os looks do seu armário? Para saber mais, é só clicar aqui.

Espero que tenham gostado das dicas e se tiverem qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários.

Beijos.

 

 

 

 

 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *