Para uma boa comunicação entre marca e consumidor final, está se tornando cada vez mais necessária a realidade humanista. Ou seja, as empresas deixam de ver seus consumidores como meros números, através da humanização das marcas e aderindo ao marketing H2H, ou Human to Human.

Se as empresas são constituídas por pessoas, para atender pessoas, nada mais natural que chegássemos nesse pensamento humanizado, com emoção. Entendendo melhor, o Marketing Human to Human nada mais é que o marketing feito de pessoa para pessoa, onde o relacionamento com o cliente vale muito mais do que apenas atender as demandas e necessidades do mesmo.

H2H

Com o crescimento das relações digitais, dar mais atenção em criar vínculos e identificação entre marca e consumidores, é o grande diferencial para conquistar e fidelizar clientes hoje em dia.

Comunicando através do H2H

Humanizar a comunicação entre marca e cliente vai muito além de ter presença forte nas redes sociais, é preciso criar interatividade.

Empresas que têm empatia, educação, boa vontade e atenção, mostrando que cada cliente é único, com necessidades e vontades individuais, tendem a conseguir maiores vínculos. Isso vale para o atendimento nos diversos canais de comunicação da marca, seja em chats online, por telefone ou respondendo mensagens nas redes sociais, de preferência, utilizando a mesma linguagem do consumidor, criando já uma certa intimidade e dando o primeiro passo para o início de uma relação de confiança.

Lembrando que todos os funcionários, incluindo os proprietários da marca, devem se envolver nesse processo de implementação do H2H. É fundamental que todos saibam como é o funcionamento interno da empresa, tanto no seu setor, como nos demais, para direcionar o cliente em qualquer situação.

Seja empático: Se colocar no lugar de seu cliente faz com que ele saiba que sua empresa o entende.

Seja pessoal: Ser pessoal é saber quem seu cliente é, qual seu nome, seus anseios e vontades, é ter escuta ativa. Afinal, as pessoas têm necessidade de serem ouvidas e isso fortalece o vínculo.

Seja autêntico: Usar de transparência na fala e no trato com o cliente naturalmente despertará confiança, o que é fundamental em qualquer relação, inclusive na comercial.

Marcas mineiras já estão aderindo à essa estratégia, como a Skazi, Isabella Paes, Doce de Côco e Anne Fernandes. As proprietárias de cada uma entenderam que contar a história delas. Mostrar como funciona o processo de produção e o dia a dia nas empresas, cria uma identificação imediata com clientes e potenciais clientes, aproximando essas pessoas de forma simples, verdadeira e aberta.

E é isso mesmo, pois o movimento deve começar de dentro pra fora, implementando a cultura na própria empresa para então, chegar ao consumidor.

 

H2H

Paolinha Skazi

Isabella Paes

Doce de Côco

Anne Fernandes

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Comments (1)

  1. Ginna Sanco Alves

    Responder

    Adorei, a informação é de grande valor!
    Estamos vivendo um momento, que tudo é volátil, tudo muito rápido.
    As informações passam, e as pessoas dão like, e não sabem conteúdo.
    O desejo do consumidor e saber da
    vida do proprietário (a) da marca. Ele se espelha, naquela figura! ” Taylor, grande visionário(administração) pós guerra, teve a idéia de organizar as empresas “. Estamos vivendo um novo momento, Tecnologia da informação e comunicação, através de gêneros virtuais. Está ferramentas são o input do nosso trabalho. Vivi, posta mais ameiii! Beijos Ginna Sanco Alves

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