A WGSN (World Global Style Network) é a maior autoridade de previsão de tendências de consumo e design do mundo, e essa semana, recebemos um material deles incrível com estratégias para evitar errar na produção de moda.

Crédito: WGSN

“A produção é uma das etapas mais importantes quando se trata de um negócio de moda. No entanto, para as pequenas marcas, cometer erros na hora de produzir uma peça pode ser letal. Simplificar o processo economizando tempo e dinheiro, além de evitar falhas de comunicação são estratégias cruciais para garantir que nada dê errado.

Não subestime as fichas técnicas

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A ficha técnica é uma ferramenta essencial que contém todas as informações do produto, desde esboços técnicos até medidas de especificação da peça. O desenvolvimento desta ferramenta evitará muitos erros que tendem a ocorrer ao enviar os designs para produção, como compras em excesso de acabamentos e materiais, aplicação incorreta de detalhes, entre muitos outros que sem dúvida reduzirão os lucros da sua coleção. Além disso, as fábricas tendem a produzir com mais qualidade quando existem instruções mapeadas.

A peça piloto é essencial

Mesmo que você já trabalhe com o mesmo fornecedor e produtor, as peças-pilotos são essenciais pois serão o guia para criar a produção. Elas são imprescindíveis para obter precisão nas modelagens, variações de tamanhos e evitar erros quando as peças forem para a produção final.

Evite mudanças contínuas

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Sabemos que algumas mudanças devem ser feitas na hora de produzir uma peça, especialmente para marcas menores. E é por isso que a peça-piloto é tão importante. Na hora de fazer ajustes, tente fazê-los na primeira ou segunda amostra – aqui todo o foco deve estar nos detalhes.

Redesenhar a peça, especialmente depois da segunda ou terceira amostra pode deixar o produto ainda mais caro e o processo cada vez mais lento. Por isso, se atente às mudanças que deseja e evite ficar mandando a peça para uma terceira etapa.

Foque nas mudanças logo de cara, para manter o processo mais rápido e eficiente. É claro que sabemos que mudanças são necessárias e por isso, a primeira peça-piloto deverá ser analisada com cautela.

Preste atenção ao orçamento

No que diz respeito ao desenvolvimento de produtos, é fundamental certificar-se da margem de lucro de cada item. Não entender quais são as taxas inclusas e não incluídas na hora de mandar os designs para a produção pode ser letal, principalmente para marcas menores.

Definir os preços de atacado e varejo, antes de mandá-los para fabricação também é fundamental, para entender se o preço se ajustará à margem e gerará lucro.”

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