Em um artigo feito para a matéria de gestão de produtos no curso de MBA, escolhemos escrever sobre estratégias de como comprar bem e aproveitar para deixar as dicas aqui para vocês, já que o nosso trabalho é favorecer as suas compras e garantir o sucesso do seu negócio!

Esperamos que aproveitem!

Como o artigo é um pouco extenso, vamos dividi-lo em 3 posts para não ficar cansativo, assim podemos deixar um espaço para você tirar dúvidas, comentar, criticar ou compartilhar um pouco das suas experiências entre um post e outro…

Serão eles:

  1. Introdução
  2. Análise da Demanda
  3. Planejamento

 

Introdução

A gestão de compras e controle de estoque é uma constante preocupação dos varejistas de todas as áreas do comércio, sendo necessária atualmente, a adoção de estratégias assertivas, devido às constantes mudanças do mercado, especialmente no ramo de moda.

Gestão de compras

A redução das taxas de inflação, o surgimento de sistemas computadorizados de gestão empresarial, o aumento da concorrência, a exigência e a velocidade que as informações chegam até os consumidores transformaram o modo de pensar dos gestores das lojas de roupa. Cada vez mais, torna-se necessário a atualização e inovação dessas estratégias, podendo o sistema de compras ser um fator crucial para o sucesso do negócio.

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Análises de oferta e demanda, variedade e sortimento, conhecimento e foco no público alvo, pesquisas de mercado e feeling são extremamente importantes para as decisões no momento da primeira compra ou na reposição do estoque.

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Detalhes como conhecer o seu consumidor, seu público alvo, o feeling de mercado adquirido com o tempo de experiência na área são fatores importantes no momento da compra, entretanto devem ser utilizados em conjunto com estratégias desenvolvidas por pesquisas de profissionais especializados.

Como as organizações e os produtos, o varejo também tem o seu ciclo de vida, o qual está dividido nas seguintes fases: introdução, crescimento e maturidade. A duração de cada uma dessas fases é diferente para cada situação, é importante saber em qual fase você está para acertar no seu planejamento. As características básicas de cada fase do ciclo de vida são:

Introdução – lento crescimento em vendas, altas despesas de promoção, preços altos e margens altas para compensar os baixos volumes, é a fase onde o lojista está conhecendo seus clientes, seu público alvo e, ao mesmo tempo, sendo reconhecida por eles…

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Crescimento – vendas crescem, despesas promocionais continuam altas, mas proporcionalmente menores, quando comparadas às vendas. Esforços de propaganda podem ser diminuídos e os lucros totais crescem rapidamente.

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Maturidade– taxas de crescimento das vendas estabilizam, não há condições de manutenção das altas margens unitárias, despesas com propaganda são contidas, segmentação começa dar sinal de evolução.

Nessa fase, começa a se pensar em aperfeiçoamentos e atualizações, as despesas com propaganda e promoção podem ser reduzidas e a empresa vive de venda para clientes fiéis.

Segmentação

Em todas as fases citadas, as compras para uma loja de roupas devem ser muito bem pensadas e planejadas, pois uma compra errada ou, simplesmente, a falta dela no momento certo pode prejudicar fatalmente o negócio.

O impacto da falta de mercadorias procuradas pelos clientes pode ter graves consequências como perder a confiança e fidelidade do mesmo, favorecendo para que ele procure o produto desejado na concorrência.

Entretanto é preciso pensar em fatores financeiros, espaço físico, giro de estoque, sazonalidade de demandas e obsolescência antes de encher a loja de mercadorias que poderão encalhar.

 

O que você achou da introdução sobre dicas de como comprar bem?

Confira as dicas sobre o conhecimento da demanda no próximo post!

 

 

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