Em uma palestra para DBZ Jeans, Glória Kalil frisou bem as especificidades do público alvo da atualidade. Contou que nos Anos 80, quando trabalhava com confecção de roupas, se as pessoas perguntassem qual era o público-alvo da sua marca, ela simplesmente respondia: “Moda feminina jovem”.

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E hoje? O que será que ela responderia?

Pela reação, não seria possível descobrir apenas com uma pesquisa de mercado, ou pelo conhecimento da sua demanda. Segundo Kalil, atualmente existem vários estilos de jovens, seja aquela que frequenta uma balada de rock, axé ou sertanejo… curte andar de skate ou prefere um cineminha com os amigos… hoje uma mesma jovem pertence a várias tribos diferentes, tem diversos comportamentos de acordo com a situação e ambiente em que se encontra…

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Dessa forma ficou um pouco mais difícil de atingir todos esses perfis, é preciso conhecer bem o comportamento do seu cliente, ou seja, focar no life style dele. Isto implica observar que cada vez mais os indivíduos vão se identificar com produtos que “falem”, particularmente, e compartilhem da sua visão particular do mundo, em outras palavras, do seu estilo de vida. E, entre outros fatores, o consumo nas sociedades contemporâneas, é, sem dúvidas, um dos recursos que os indivíduos lançam mão no processo de construção da identidade. Aquilo que se consome, que se usa, querendo ou não, é hoje a identidade que se constrói.

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Por isso, a Direção Criativa de Moda, relativamente nova no nosso universo, está desenvolvendo metodologias novas de trabalhos, visando substituir a tradicional inspiração/ pesquisa de tendências vinda do universo do estilismo. O que percebemos é que com a massificação da tecnologia e dos meios de comunicação, os consumidores passaram a “ter voz”, e, por diversos meios, principalmente a internet, interagir, cobrar e pedir, que as marcas oferecessem produtos alinhados aos modos de vida deles. Ou seja, a moda vem da rua! Neste contexto surge a direção criativa de moda, um profissional líder da indústria fashion e como tal precisa levar em consideração – na hora de criar – justamente os estilos de vida ao qual sua marca precisa atender. E isso tem fidelizado, cada vez mais, os clientes que identificam-se com uma marca, uma loja.

Caso você não seja um especialista em Direção Criativa ou não possa contratar um, podemos desenvolver (gratuitamente) um roteiro que vai lhe auxiliar no momento de descobrir o life style do seu consumidor e ajudar a fazer do ambiente e estilo da sua loja, o mais próximo possível do estilo de vida dele e assim, tornar a sua loja, parte da vida/rotina dele, ou seja, uma segunda casa.

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Para isso precisamos de ferramentas que o possibilitem a aproximação do universo de estilo de vida que pretende atender, de modo a perceber nuances que lhe oriente quais os caminhos devem ser escolhidos. A principal alternativa é a utilização da metodologia da pesquisa de estilo de vida que apresenta novas nuances e se aproxima mais do universo do consumidor.

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Essa pesquisa vai analisar, in loco, inclusive com a experimentação e vivência, todos os aspectos do cotidiano do grupo pesquisado, visando extrair, o máximo possível a informação de como pensa, vive e o que quer tal grupo. Estas informações devem ser compiladas de forma clara, explicitando a metodologia utilizada em campo e ainda tomando o cuidado de saber traduzir a informação para o mundo dos negócios da moda.

Através dos resultados você poderá definir quais as preferências e escolhas do seu cliente, porque ele prefere um estilo a outro, o que influencia o seu comportamento, quando e com quem gosta de fazer compras, os lugares que frequenta e muito mais! E depois é só levar esses conceitos para o seu negócio, considerando que as lojas, hoje, deixaram de ser apenas um local de consumo, mas passaram a ser um local de experiências: um mergulho no life style “aspiracional” do cliente. Vamos pensar em tudo: localização, funcionalidade, sensorialidade (cheiro, sons, visual), materiais, espaço de convivência, iluminação, decoração…

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No entanto, é preciso pensar que o Estilo de Vida não é algo estático, determinado. Ao contrário, ele é contínuo, mutável e instável. Os gostos e preferências, os modos, as ideologias e crenças, a forma como se concebe o mundo e, principalmente, o consumo, modificam-se ao longo do tempo a partir da interferência de diversos vetores.

Se você já é nosso cliente solicite, por e-mail, esse roteiro que irá auxiliá-lo a descobrir o Estilo de Vida dos seus consumidores. Se você ainda não é cliente Consultoras de Moda BH, entre em contato conosco, pois nossos serviços de consultoria em compras são totalmente gratuitos e você ainda ganha grátis a nossa consultoria em negócios de moda!

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Fonte:  A PESQUISA DE ESTILO DE VIDA COMO METODOLOGIA E RECURSO PARA DIREÇÃO CRIATIVA DE MODA por Aldo Clécius Neris Da Silva – Coordenador do MBA em Direção Criativa de Moda do Instituto de Comunicação e Artes – Centro Universitário UNA

 

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