No post anterior “FIGITAL: Integração entre o varejo físico e digital”, contamos como estão as preferências dos consumidores atuais. Esses que gostam de mesclar o varejo físico com o digital e contamos como o meio digital está influenciando a venda física.

O cliente FIGITAL é aquele que ter ter as duas experiências numa mesma compra. Portanto, como podemos conquistá-lo?

Para entender isso, preciamos pensar no que criamos de relevância para o nosso consumidor, porque ele preferirá comprar conosco a comprar no concorrente? Vamos colocar aqui algumas dicas:

1º – Qual a sua estratégia?

walmart-direito-trabalhista

Você deseja ser referência pelo melhor preço como o Walmart?

hero_retail_store_pudong

Ou você deseja ser referência pela melhor experiência como a Apple Store?

08042011_125325_nfljzh45znslc055xi5wi5yp_refrigeracao_super_verdemarfachada2

Ou você deseja ser referência pela maior variedade de produtos como o Verdemar?

Leticia-Vivan-21-1024x5791

Ou você deseja ser referência pelo melhor serviço?

Sabemos que não é possível ser referência por todas as estratégias, mas na que você escolher ser, seja o melhor de todos, seja especialista! Agregue valor à sua venda, ofereça soluções como: consultoria de imagem, uma maquiagem brinde, torne a sua loja um local de trocas de experiências como um  encontro de amigas ou faça com que a cliente saia pronta da sua loja, sem precisar passar na concorrência. Você será lembrado sempre.

2º Quais são as ferramentas que podemos usar?

  • Relacionamento! Crie um programa de relacionamento/fidelidade, onde você possa cadastrar suas clientes, oferecer prêmios por fidelidade e conhecê-las tão bem para saber o que ela comprou da última vez, qual a marca que ela mais gosta, qual a frequência de visitas à loja, data de aniversário para parabenizá-la. Isso faz toda a diferença! Conheça bem cada uma delas. Envie e-mails diferentes para clientes diferentes. Encontre-as nas redes sociais

fidelidade_page

  • Omnichannel! Quem trabalha em varejo já deve ter ouvido ou vai ouvir falar muito do novo conceito Omni-Channel. O que seria isso? Não há mais diferenças entre loja física ou virtual.  O cliente conhece o produto na loja, compra pela internet, e vice-versa. Quando está on-line, ele está conectado as redes sociais, está compartilhando, validando suas opiniões com amigos, pesquisando, aprendendo e desenvolvendo um ponto de vista. Segundo pesquisas recentes feitas nos EUA, constatou-se que o consumidor que participa da vida social da Marca através de redes sociais como twitter, facebook e foursquare, por exemplo, vai consumir e indicar mais os produtos ou serviços de determinada marca. Isso é o engajamento do consumidor com a marca, porém a comunicação deve ir de encontro aos interesses do consumidor, não somente do que a marca quer “empurrar” para ele. Fique atento: Os clientes sempre acabam mostrando o que querem. Mantenha vários meios de contato e esteja presente o tempo todo na vida deles, mesmo que virtualmente.

Omnichannel

 

  •  Ofereça mais que compras, promova experiências! Crie um ambiente de interação entre os consumidores e seus amigos. As pessoas preferem comprar quando estão acompanhadas. Faça com que sua loja seja tão legal que ela faça o “check-in” ou uma “self” quando estiver lá.

bar10 ShirtBar

Parece difícil, que somente as grandes lojas conseguiriam, mas pequenos detalhes fazem a diferença como:

  • Mudar a decoração de tempos em tempos;
  • Criar algo inusitado;
  • Servir uma espumante guardada somente para clientes especiais;
  • Ter uma equipe bem treinada, informada e motivada;
  • Ter atenção às necessidades do cliente, não só no vestuário, mas conhecer o seu dia-a-dia;
  • Ter uma loja agradável, funcional, bonita, cheirosa e alegre;
  • Ter presença digital nas redes sociais;
  • Ter bons controles de estoque;
  • Operações sem falhas;
  • Serviços agregados na venda, criar uma relação de confiança: mostre que ele vai encontrar o que procura, vai receber o produto a tempo, etc…
  • Cadastramento e conhecimento dos clientes;
  • Comunicação e atendimento personalizados;

Pesquisas apontam que:

QUANTO MENOS O VAREJISTA SE PREOCUPA COM A VENDA, MAIS ELE VENDE!

Então, faça um varejo mais legal!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *