Feminismo é um movimento social e político que tem como objetivo conquistar o acesso a direitos iguais entre homens e mulheres e que existe desde o século XIX.

E por que está todo mundo falando de feminismo agora?

Porque já há algum tempo, as redes sociais tornaram possível que grupos de mulheres se encontrassem e falassem sobre como se sentem no mundo em que vivemos, dividindo questões como os assédios nas ruas, relatando estupros, situações de desvalorização no mercado de trabalho, etc. Esse novo impulso que o feminismo teve com as redes sociais já mostrou sua força em vários momentos.

E claro que essa filosofia, a qual está tão em evidência, não poderia deixar de lançar seu rastro na moda, não é mesmo? Afinal, a moda hoje em dia vem das ruas. É a sociedade que dita as tendências e agora você vai entender como o feminismos está sendo expressado nas coleções atuais do Inverno 2017, mas que já vêm de coleções anteriores.

Não podemos deixar de citar aqui o desfile feminista da marca Chanel em Paris, para a coleção Verão 2015, realizado por Carl Lagerfeld. Com cartazes que diziam “Faça moda, não faça guerra!”, “Feminismo e não masoquismo!”, as modelos desfilaram como manifestantes em uma rua tipicamente parisiense, reconstruída especialmente para a ocasião sob o teto do Grand Palais.

feminismo

Incrível, não foi? E agora essa ideologia está cada vez mais latente na nossa moda através dos cores, dos detalhes, tecidos e modelagens, querem ver?

Muitas coleções têm a cor rosa como destaque, mostrando o poder  e influência da mulher sobre elas. Mesmo sendo uma cor delicada, não diminui a sua força e forma de impressionar;

rosa

Unity Seven

 

Através das transparências mostra-se que as mulheres não precisam se esconder para não serem assediadas ou agredidas;

Os detalhes na produção como as coroas e tiaras, remetem à mulher ocupando  lugar na corte.

feminismo

Patchoulee

 

O militarismo em destaque, mostra que elas estão prontas para lutar, sejam pelos seus direitos, pela sua segurança, ou simplesmente pelas suas vontades.

A moda sempre foi e sempre será uma contradição, enquanto cores delicadas dominam as coleções, cortes militaristas e alfaiatarias também se destacam, deixando as coleções extremamente feministas e objeto de desejo para todas as mulheres.

assinatura

 

 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *