Quem nunca disse a frase “não tenho roupa para sair” que atire a primeira pedra!

O problema é que, na maioria das vezes, dizemos isto justamente porque o nosso armário está tão abarrotado de roupas que sequer conseguimos enxergar tudo aquilo que temos.

O resultado disso  é o desgaste da relação com o seu closet e da rotina de se vestir diariamente.

Mas com as dicas a seguir, você vai aprender a multiplicar os looks, usando as peças que possui no seu armário.

 

multiplicar looks

Dica 1: Arrume o seu armário

Tá bom… fácil não quer dizer que não dê nenhum trabalho, mas vai por mim: no final vai valer a pena!

A arrumação do armário seria parecida com uma das etapas da Consultoria de Imagem: você vai precisar retirar tudo o que tem dentro do seu closet. E quando digo TUDO me refiro a: roupas, acessórios, sapatos, roupas íntimas e as mais inimagináveis coisas que guardamos.

Após a finalização desse processo de otimização de closet, partimos para a etapa de montagem de looks com as peças que voltaram para o armário.

Por que estou te dizendo isso? Porque o ideal é ter dentro do seu armário somente aquilo que te valoriza e que tem a ver com o seu estilo.

Roupa sem uso é energia parada e você perde seu precioso tempo tentando encontrar algo para vestir.

Além disso, roupas não são descartáveis, portanto é super sustentável usar uma mesma peça em vários looks diferentes.

E o que fazemos com as roupas que não retornarão para o closet?

Você separa em 4 montinhos:

 

  • Montinho da Doação: aproveite e faça alguém feliz!
  • Montinho da Venda: sim! Tem muita gente que vende suas roupas usadas e em bom estado de conservação para Brechós ou Online. Essa é uma ótima dica para quem curte sustentabilidade.
  • Montinho do Ajuste: Muitas vezes temos roupas super bacanas que só precisam de um pequeno ajuste. Nada que uma costureira não resolva.
  • Montinho do Desgaste: sabe aquela meia furada, a roupa rasgada ou manchada e aquele sapato muito desgastado? Essas peças estão ocupando espaço à toa. Que tal ceder lugar para a energia circular e para substituir por peças novas? Vale lembrar que usar roupas e acessórios desgastados e puídos passam uma imagem de desleixo.

 

Uma das muitas vantagens de se abrir mão de roupas e acessórios que não fazem mais parte da nossa atual fase de vida ou não nos favorecem é que quando  você insiste em deixar essas peças no armário, você se sente na obrigação de tentar usá-las. Mas claro que é só uma tentativa né? Pois ela volta para a gaveta ou para o cabide na mesma hora!

Além disso, vestir algo que você não gosta mais  é tentar se vestir de um personagem!

O legal é você ter no seu armário apenas aquelas peças que te representam e te favorecem, pois isto te trará mais praticidade e bem estar no seu dia a dia e mais autoestima.

 

“Vista-se de si mesma”

 

multiplicar looks multiplicar looks

multiplicar looks multiplicar looks

multiplicar looks multiplicar looks

Dica 2: Regra 3 x 1

Você sabia que cada parte de baixo que você possui deveria combinar com 3 a 5 peças de cima do seu armário?

Isto quer dizer que se você tiver 5 calças e 10 blusas, você não tem apenas 15 peças de roupa, mas você tem até 50 looks possíveis de se combinar.

Detalhe: 5 calças diferentes, ok?! Não me venha com 5 calças pretas do mesmo modelo e querer montar 50 looks.

O que seriam peças da parte de baixo? calças, saias, shorts e bermudas.

E as peças da parte de cima? Blusas, t-shirts, tops, camisas e terceiras peças, como os coletes, casacos e blazeres.

Desse modo, quando você for montar os looks, pegue uma peça da parte de baixo e tente fazer 5 combinações com as peças da parte de cima.

E qual a importância disto? Para você aprender a fazer compras mais assertivas e construir um armário inteligente com roupas e acessórios coordenáveis entre si.

 

 

 

 

Dica 3: O poder dos acessórios e das terceiras peças

Muita gente desconhece o poder que um acessório e/ou uma terceira peça têm tanto para dar uma cara nova ao seu look, quanto para deixar mais estiloso. 

Essa sensação de não ter nada para vestir é causada porque estamos usando sempre as mesmas combinações de roupas ou porque nos olhamos no espelho e sentimos que o look está sem graça e que falta alguma coisa. E pode ser suprida com acessórios de peso visual que fazem o seu estilo. 

Você sabia que os acessórios podem modernizar um look clássico, sofisticar o moderno, tornar o look mais criativo, dramático, romântico, enfim, tudo o que a sua imaginação permitir. 

Além disso, eles deixam o look mais personalizado e refletem a sua identidade. Já parou para pensar que muitas pessoas que nos inspiram pelo estilo são lembradas por algum elemento visual? Seja um óculos, colar, sapato, bolsa, entre outros.

Já as terceiras peças compõem o look e o deixam de cara nova. Coletes, kimonos, blazeres, jaquetas e casacos irão transformar aquele look repetido em um novo super estiloso.

multiplicar looks

Dica 4: Qual a quantidade ideal de roupas que devo ter?

Sempre bato na tecla sobre não criar rótulos, inclusive sobre a imposição de quantidade de roupas que cada um deve ter!

Cada pessoa é única. Logo, a quantidade de peças no seu armário vai depender do seu estilo pessoal, do seu estilo de vida e do objetivo de imagem.

O tema guarda-roupa cápsula está super em alta, mas isso não significa que todo mundo deve ter apenas peças atemporais. Principalmente se você gostar de consumir moda.

No entanto,  é maravilhoso quando tomamos consciência daquilo que nos veste bem e eleva a autoestima.

Por isto, independente do número de roupas, o importante é você se conhecer bem e fazer compras com propósito e mais assertivas.

Afinal, ter uma roupa que você não usa no seu closet significa dinheiro e tempo jogados fora, aquele sensação de “cheia de nada para vestir” e um baita desperdício!

 

Conclusão:

Com as dicas acima para criar um armário inteligente multiplicar os seus looks, você nunca mais irá dizer que não tem roupa para sair!

É quase mágica: você reduz a quantidade de peças paradas dentro do seu armário e aumenta o número de combinações de looks que você possui!

 

 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *