RETROSPECTIVA: BASTIDORES DE MODA EM PARIS
A loja mais famosa da marca CHANEL está localizada em Paris precisamente instalada no n.º 31 da Rue Cambon. Foi neste endereço que Coco Chanel abriu sua primeira boutique, com ajuda do seu amado, o empresário inglês Arthur Capel.

Este prédio, onde Coco morou durante anos, é atualmente o quartel-general da marca e uma grande atração turística da cidade mais chique do mundo. Um lugar lendário que pode ser definido como o epicentro do universo de Coco Chanel. O aroma exclusivo do perfume CHANEL nº 5 saúda os visitantes.
Além da loja, há a sala de alta costura, o apartamento onde Coco viveu (até hoje decorado como em 1971, ano de sua morte) e o estúdio de criação e desenvolvimento.
Não se trata de um local aberto ao público, é acessível apenas a celebridades e pessoas muito influentes na moda e íntimas da estilista. Nossa visita se deu pela grande força e influência de membros da École, pelo trabalho que vem realizando e seu reconhecimento em todo o mundo.
No andar do ateliê, há um espaço aconchegante para as clientes de alta costura experimentarem as roupas e logo atrás, um espaço exclusivo e, quase inacessível, guarda as roupas das coleções desfiladas.
apartamento coco chanel paris

Sala de Prova – Haute Couture

estoque acervo mostruario chanel

Sala de Mostruário que antecede a Sala de criação e Desenvolvimento

Do ateliê para o apartamento, sua icônica escada de espelhos, onde Gabrielle assistia, escondida, às reações do público aos seus desfiles.
escada coco chanel atelie apartamento

A escada do Ateliê de Coco Chanel e seus espelhos

Dentro dos quatro cômodos do terceiro andar do número 31 da Rua Cambon, tudo está como ela deixou antes de morrer. Gabrielle não visitara seu apartamento diurno naquele domingo, porque ninguém trabalhava no edifício. Há alguns anos ela pernoitava no Hôtel Ritz Paris, para caso precisasse de algum cuidado.

O apartamento não possui cama, já que ali ela não dormia. Mas possui muitas recordações que remetem à sua história, especialmente influências asiáticas que vieram da convivência com seu grande amor, Capel. Logo na entrada, uma parede de madeira, com diversos desenhos orientais, como se fosse um papel de parede. Ainda alí, uma poltrona, maravilhosa, famosa por ser usada por amigos mais próximos e também em campanhas publicitárias da marca.


Na sala principal, seu sofá, no qual recebia visitas célebres como o pintor Pablo Picasso e o poeta Jean Cocteau. O móvel é revestido de veludo bege e transmite muito aconchego e conforto. Atrás do sofá, uma coletânea de livros no móvel da parede.

Pela sala, muitos adornos de ramos de trigo, planta que significa prosperidade na região asiática. Além disso, muitos animais espalhados pelo ambiente, já que eles eram a paixão de Chanel. No teto, um dos objetos mais marcantes: um lustre feito de quartzo e ametista, cuja estrutura possui diversos números “5”, Número considerado da sorte pela estilista e atribuído ao perfume mais famoso da marca. O lustre possui também, formatos de suas flores preferidas: as camélias e diversas letras “c” que se entrelassam como a sua logo.

No terceiro cômodo, uma pequena sala de jantar, com mesa, cadeiras e dois espelhos no formato da Place Vendôme, formato que também inspirou o primeiro relógio da marca. Sua obsessão por duos é evidenciada, além dos pequenos adornos sempre em pares, mas também por esses espelhos que fazem conjunto com dois suntuosos aparadores.

O espaço revela muito da sua personalidade, suas inspirações, gostos e também da sua vida de luxo e perdas. Um tecido por cima das maçanetas indica que ela não gostava de deixar as pessoas partirem, tendo em vista a sua biografia, fica fácil entender a sua insegurança.

Foi uma aula e tanto dentro desse espaço!
Retrospectiva Bastidores de Moda em Paris 2016

Vivielly Barrack em frente ao número 31 da Rue Cambon

 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *